PT Comemora 28 Anos

História
O Partido dos Trabalhadores foi fundado oficialmente em 10 de fevereiro de 1980, no histórico encontro do Colégio Sion, em São Paulo, coroando um processo que havia se iniciado com a greve dos metalúrgicos de São Bernardo, em 1978, e tomaria impulso decisivo no ano seguinte.

Em 24 de janeiro de 1979, durante o IX Congresso de Trabalhadores Metalúrgicos, Mecânicos e de Material Elétrico do Estado de São Paulo, lideranças e ativistas dos movimentos social e sindical aprovam a proposta feita pelos metalúrgicos de Santo André, que conclama “todos os trabalhadores brasileiros a se unificarem na construção de seu partido, o Partido dos Trabalhadores”. Cresce a idéia de criação de um novo partido político e começa a circular o anteprojeto do Manifesto para a fundação do PT.

Carta de Princípios
No dia 1º de maio de 1979 é lançada a Carta de Princípios do PT. “O Partido dos Trabalhadores entende que a emancipação dos trabalhadores é obra dos próprios trabalhadores, que sabem que a democracia é participação organizada e consciente e que, como classe explorada, jamais deverá esperar da atuação das elites privilegiadas a solução de seus problemas”, sublinha um dos trechos do documento lançado durante as atividades do Dia Internacional dos Trabalhadores.

Movimento Pró-PT
Em 13 de outubro de 1979, durante reunião com 130 representantes de seis Estados do país, é lançado oficialmente o Movimento Pró-PT. Na reunião também é aprovada a Declaração Política, que expressa uma plataforma identificada com os anseios dos movimentos populares, e apresentada uma nota contrária à reforma partidária imposta pelo regime.
Um texto com sugestões básicas para a organização do PT, em todos os níveis, aponta a importância de “uma estrutura interna democrática, apoiada em decisões coletivas e colegiadas que garantam, efetivamente, a sua direção política e o seu programa a partir das decisões das suas bases”. É eleita a Comissão Nacional Provisória, com dezessete responsáveis pela direção do Movimento Pró-PT.

Fundação
Em um ato realizado no auditório do Colégio Sion, em São Paulo, o Manifesto do PT é aprovado, por aclamação, por 1.200 pessoas. Representantes de comissões regionais de 17 Estados brasileiros iniciam a organização do novo partido pelo país e preparam a escolha das coordenações estaduais. Nascia o Partido dos Trabalhadores.

Comentários

  1. Parabéns ao diretório do PT por abrir este espaço para a interação política da cidadania.
    Precisamos discutir exaustivamente, o futuro desta terra humilhada pelas elites politiqueiras.
    Me causou surpresa, constatar que a primeira enquete apresentada sobre os nomes prefeituráveis do PT, só apresente uma preferencia: Marcos Tanan, que só os familiares e amigos próximos o conhecem. Marcos aparece no resultado com 79% enquanto os tradicionais militantes do PT local como Frei Dito e Gilmar Araujo nem sequer são votados.
    A coordenação do Site deve, no mínimo, esclareciemntos aos internautas.

    ResponderExcluir
  2. Ao companheiro Salvador Roger informo que não é a coordenação do site que tem que informar aos internautas, e sim o contrário, são os internautas que estão construindo o resultado da enquete. Me parece que os apoiadores de Dito e Gilmar ainda não descobriram o Blog.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de desejar felicidade e vida longa ao PT e todos aqueles que pertencem e são simpatizantes deste partido.

    Espero que o PT sinalize horizontes de mudança para Itaberaba.

    Quero parabenizar o Partido também, por ser o único que apresentou para o seu debate interno e na sociedade, um nome que não está entre os tradicionais politicos dessa cidade.

    Acho que está no caminho certo, em busca de "UM NOVO TEMPO", com caras novas e novos projetos. A votação talvez se dê por estes motivos, e acredito que ninguém tenha que explicar nada a ninguém. Porque em quanto esperamos por isso a direita caminha.

    É hora de ir para rua e que os nomes aparecam, definido-se o candidato em cima de um projeto politico.

    E até onde sei o jovem Marcos Tanan, por sua militância, ocupa um cargo de destaque nacional e isso o credencia a colocar o seu nome para o dialogo e reflexão.

    Saudações e felicidades.

    Feliz Anivésário PT

    ResponderExcluir
  4. NÃO ACHO ESSE MARCOS TANAN DE NADA, UM MENINO!! NÃO VIVE A POLITICA LOCAL, MORA EM SALVADOR E NUNCA PARTICIPOU DE POLITICA,VAMOS ESCOLHER OUTRO NOME PARA O PT. ISSO ELE TA JOGANDO O NOME DELE PRA VER SE COLA ALGUM DIA. SEM CONDIÇÕES!!ESSA ENQUENTE ESTÃO VOTANDO MAIS DE UMA VEZ, GENTE DELE MESMO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça seu comentário