ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DO PT DE ITABERABA


O presidente do PT de Itaberaba Osvaldo Rodrigues fala a respeito da organização do partido na cidade, bem como das eleições municipais de 2020 que irá acontecer no dia 15 de novembro e como o partido está se preparando para este pleito. Ele ressalta a importância da luta em defesa do povo trabalhador e por melhorias para Itaberaba "Sabemos que as condições de vida do povo de Itaberaba e do Brasil estão muito precárias, por isto vemos a necessidade de construir outra política."

Sobre as candidaturas para vereador em Itaberaba Osvaldo Rodrigues destaca algumas dentre várias pautas e objetivos "Nossas candidaturas se apresentam para defender as demandas da nossa população, especialmente dos setores mais carentes da sociedade, lutando pela ampliação e melhoria dos serviços públicos – saúde, educação, transporte público, com apoio aos mototaxistas." E segue com outras propostas como "geração de emprego, garantia de salário e renda. Políticas voltadas para a juventude. Apoio ao homem e mulher do campo. Valorização da cultura, da arte e de outas manifestações populares."


Acompanhe a seguir a entrevista completa.


Como está a organização e funcionamento do PT em Itaberaba atualmente?


O PT Itaberaba está passando por um momento reestruturação em seu funcionamento administrativo. Por conta de questões diversas o partido teve dificuldades em funcionar nos últimos tempos, entretanto mesmo com estas adversidades nunca se absteve de encampar as lutas em defesa dos trabalhadores e da população de forma geral.

Nos diversos momentos o PT esteve presente do combate aos ataques à classe trabalhadora e à nação. Seja na luta contra o golpe de 2016, seja combatendo as reformas que destruíram e destroem direitos e conquistas do povo trabalhador, como também em defesa da democracia e contra a perseguição política ao ex-presidente Lula e ao PT.


Como está a relação do Partido com a militância na cidade e a agregação de novos militantes ao partido? 


Por conta da dificuldade de funcionamento e de outras questões, o partido por um período acabou se afastando da sua base e consequentemente distanciando da sua militância. Porém neste processo de reestruturação estamos reforçando o diálogo com os sindicatos, associações, movimentos sociais e populares no sentido de retomar papel central do PT que é ajudar a classe trabalhadora a se organizar e fazer o enfrentamento em defesa dos direitos, e na construção de uma sociedade justa e igualitária.


Osvaldo Rodrigues (ao centro) no ato de posse do diretório do PT em Itaberaba. Ao lado esquerdo da foto o  ex-presidente Valmir Macedo e ao lado direito Gilmar Araújo, ex-presidente e candidato a prefeito pelo partido em 2016.


As eleições municipais de 2020 está chegando em ambiente de muita incerteza no Brasil, com crise política, econômica e sanitária? De que forma esse cenário pode impactar nas eleições em Itaberaba? Como o partido analisa e se posiciona diante desse cenário?


A pandemia acelerou a crise do sistema capitalista e revelou sua incapacidade de cuidar da humanidade, já que seu objetivo é reproduzir o capital e não cuidar de vidas. Tentando salvar o sistema os governos de diversas colorações avançam contra os direitos dos trabalhadores e dos estados nacionais. 

No Brasil, o governo genocida de Bolsonaro seguindo a mesma cartilha não adotou medidas efetivas de combate a proliferação do vírus, e deste modo contribuindo para a morte de milhões de brasileiros, que já ultrapassa o número de 155 mil mortos pelo coronavírus. Associado a isto vem a destruição dos direitos e conquistas dos trabalhadores. Além do desemprego que aumenta a cada dia no país, e consequentemente também a fome e a miséria que assola nossa população.

Em Itaberaba, não diferente do que acontece no plano federal, o prefeito Ricardo Mascarenhas, junto com seu partido, segue apoiando a política do governo Bolsonaro, avançando contra os direitos dos servidores, sucateando o sistema público de saúde e a educação no município, abandonando a população ao caos, e sem tomar medidas de combate ao desemprego faz com que a fome e a miséria voltem a fazer parte da vida do povo itaberabense.

Estas eleições é um momento importante para o eleitor analisar quem realmente tem compromisso com Itaberaba. Observar quem cuida efetivamente dos interesses da nossa população.

O PT como sempre se coloca ao lado do povo. Defendemos os investimentos nos serviços públicos, ampliação e melhora do sistema público de saúde e educação. Investimentos em projetos de geração de emprego, defendendo salários e renda. Tabelamento de preços dos alimentos com políticas de combate a fome e a miséria no município. Apoio ao homem e mulher do campo e de amparo a juventude, dentre outras medidas de interesses da população itaberabense.



O PT de Itaberaba lançou a pré-candidatura para prefeito, mas posteriormente retirou essa candidatura em virtude de decisões do PT estadual e sua política de alianças no Estado. Como isso ocorreu e como essas decisões foram recebidas pelo partido e militância? Haverá apoio declarado do partido em Itaberaba a algum candidato a prefeito e por quê?


O PT Itaberaba sempre primou por oferecer alternativa aos eleitores do município de escolher candidato que realmente tenha compromisso com o povo. Nas nossas discussões entendemos que apenas uma candidatura petista teria condições e o compromisso de fazer o debate junto ao povo de Itaberaba no sentido de construir projetos que realmente contemplem suas necessidades.

Por isto, propomos a candidatura do professor Dedé. Entretanto, através de uma manobra, seguindo uma política de aliança equivocada com a direita em nosso município, a direção estadual retirou nossa candidatura. O que causou indignação por parte da militância na cidade. 

Mas resistente e independente como sempre, o PT Itaberaba decidiu seguir em frente com as candidaturas para vereadores e vereadora para continuar o debate do projeto proposto, e de forma autônoma e com compromisso com nossa cidade, definiu não prestar apoio político a nenhum candidato a prefeito nestas eleições, pois o partido compreende que as candidaturas que estão colocadas não contemplam aos interesses dos cidadãos e cidadãs itaberabenses. Sendo assim, o PT Itaberaba definiu continuar defendendo o voto 13 nestas eleições.


Essa retirada da candidatura não prejudica a campanha do PT de Itaberaba?


Não prejudicará a campanha, pois em ato de resistência, nossa militância abraçou com mais forças as candidaturas para vereadores e vereadora, e estão engajados para que o PT retorne ao parlamento municipal para fazer a defesa do povo de nosso município.


O PT de Itaberaba lançou uma chapa para vereadores, quais são estes nomes e como se dará a luta nesta campanha? Quais principais pautas que essa chapa para vereadores defenderão durante a campanha?


Seguindo a caminhada, a companheira Laurita e os companheiros Dedé e Regi colocaram seus nomes à disposição deste projeto popular de construção de uma Itaberaba livre, pela construção de uma cidade que de fato pertença ao seu povo e cuida efetivamente da sua população.

Sabemos que as condições de vida do povo de Itaberaba e do Brasil estão muito precárias, por isto vemos a necessidade de construir outra política. É preciso fortalecer a luta pelo fim do governo Bolsonaro que vem destruindo direitos e conquistas, e entregando a nação ao capital estrangeiro. Combater as reformas que destroem os direitos dos trabalhadores e da população pobre no Brasil. Acabar com a farra de grupos tradicionais em nosso município que vêm controlando a cidade por décadas em benefício próprio.

Nossas candidaturas se apresentam para defender as demandas da nossa população, especialmente dos setores mais carentes da sociedade, lutando pela ampliação e melhoria dos serviços públicos – saúde, educação, transporte público, com apoio aos mototaxistas. Testagem em massa para detectar a Covid, sobretudo para a volta às aulas presenciais, já que a educação é um direito e não pode ser suprimido. Valorização dos servidores, implantação do PCCS, pagamento dos precatórios do FUNDEB. Geração de emprego, garantia de salário e renda. Políticas voltadas para a juventude. Apoio ao homem e mulher do campo. Valorização da cultura, da arte e de outas manifestações populares.

Combater a destruição de direitos no país e na cidade. Defender a nação, a democracia e a soberania nacional, contra as privatizações e a entrega das riquezas nacionais ao capital estrangeiro. Defender a anulação dos julgamentos fraudulentos contra o ex-presidente Lula, devolvendo seus direitos políticos, dentre outas questões de interesse do povo itaberabense e brasileiro.

Por isto, para contribuir para uma Itaberaba livre pedimos aos eleitores de itaberaba que votem 13 nestas eleições e em nossos candidatos para vereadores e vereadora: 

Laurita – 13134              Regi do PT – 13444              Dedé – 13456


RAIO X: OSVALDO RODRIGUES ESTÁ NA PRESIDÊNCIA DO PT DE ITABERABA DESDE DEZEMBRO DE 2019, É FORMADO EM PEDAGOGIA PELA UNEB- UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA- E DIRETOR DO SINCOTELBA- SINDICATO DOS TRABALHADORES EM CORREIOS E TELEGRÁFOS O ESTADO DA BAHIA.


Comentários